Fabricação e Venda de Andaime Balancim Leve para Fachada Elétrico e Manual usado em trabalhos da Construção Civil

Balancim Leve para Fachada NBR 6494

A NBR 6494 e o Balancim Leve

O Andaime Balancim Leve para Fachada Manual é um equipamento enquadrado na NBR 6494, norma esta editada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Se desejar solicitar um orçamento clique na imagem abaixo e preencha nosso formulário. Abaixo segue as informações pertinentes a norma NBR 6494.

solicite-orçamento

NBR 6494

De acordo com a NBR 6494 o Balancim Leve para Fachada é um equipamento designado como Andaime Suspenso. Segue abaixo a explicação:

2 Definições

Para os efeitos desta Norma são adotadas as definições de 2.1 a 2.1.3.

2.1 Andaimes

Plataformas necessárias à execução de trabalhos em lugares elevados, onde não possam ser executados em condições de segurança a partir do piso. São utilizados em serviços de construção, reforma, demolição, pintura, limpeza e manutenção.

2.1.1 Andaimes suspensos, mecânicos

Andaimes, pesados ou leves, em que o estrado é sustentado por travessas metálicas ou de madeira, suportado por meio de cabos de aço, movimentando-se no sentido vertical com auxílio de guinchos.

2.1.1.1 Andaimes suspensos, mecânicos-pesados

Andaimes cuja estrutura e dimensões permitem suportar cargas de trabalho de 4 kPa (400 kgf/m2) no máximo, respeitando os fatores de segurança de cada um dos seus componentes.

2.1.1.2 Andaimes suspensos, mecânicos-leves

Andaimes cuja estrutura e dimensões permitem suportar carga total máxima de trabalho de 3 kN (300 kgf), respeitando os fatores de segurança de cada um dos seus componentes.
Nota: Entende-se como carga de trabalho a somatória das cargas de materiais, ferramentas e pessoas sobre o andaime.

2.1.2 Andaimes em balanço

Andaimes que se projetam para fora da construção são suportados por vigamentos ou estruturas em balanço, que tenham sua segurança garantida, seja por engastamento ou outro sistema de contrabalançamento no interior da construção, podendo ser fixos ou deslocáveis.

2.1.3 Andaimes simplesmente apoiados

Andaimes cuja estrutura trabalha simplesmente apoiada, podendo ser fixos ou deslocáveis horizontalmente

A Importância da NBR 6494

Inicialmente qualquer norma serve para orientar a produção e a utilização de equipamentos que requerem certos cuidados. Desta maneira evita-se acidentes ocasionados por equipamentos projetados erroneamente e com manuseio ineficiente. Assim sendo tanto quem projeta, fabrica e utiliza tal equipamento precisa ser legalmente habilitado. No caso do projeto e da fabricação precisam estar sob orientação de um engenheiro mecânico, e o operador em obra precisa ter curso especializado de acordo com orientações do CREA de sua região.

Resumindo

Portanto é imprescindível que antes de adquirir um Balancim Leve, seja ele elétrico ou manual, que leia atentamente as especificações informadas na NBR 6494. Além disso é fundamental conhecer a NR 18 e sua aplicação no uso de Andaimes do Tipo Suspenso.

Em suma, estas informações são prioritárias tanto para técnicos como para engenheiros de segurança. A propósito, caso necessite de maiores informações por favor acesse nossa página de contato e solicite via Formulário.

icone-whatsapp-grupo-iw8-construmaq